quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pedagogia. Educação Inclusiva: características e direitos


Quando falamos em Educação Inclusiva, nos remetemos diretamente ao contexto escolar. Mas a discussão deve ir além dos muros da escola. Antes de pensarmos em Educação Inclusiva, é preciso pensar em Inclusão Social, ou seja, na participação de pessoas com deficiência em todos os âmbitos sociais.
Se pensarmos que somos todos especiais, estamos negando o processo de inclusão, pois assim não há necessidade de adaptações e de oferecimento de recursos.
Nesse sentido, devemos pensar na diferença de emprego dos termos pessoas com deficiência e pessoas com necessidades especiais, pois não são termos sinônimos. O termo necessidades especiais é mais abrangente. Uma pessoa com necessidade especial pode ter quebrado o braço e temporariamente necessitará de alguns recursos para o desempenho de algumas atividades, diferentemente de uma pessoa com deficiência. Faz-se necessário, portanto, manter a expressão pessoa com deficiência para assegurar a descrição da especificidade de atendimento que lhe é de direito.
Na educação, as ações devem estar voltadas para viabilizar a ma­trícula das pessoas com deficiência na rede regular de ensino, permitindo, assim, a sua real inclusão e inserção no sistema educacional gratuito. Além disso, deve ser ofertado o atendimento educacional em unidades hospitalares ou em domicílio, quando o aluno estiver se recuperando de procedimentos cirúrgicos ou em fase de tratamento. Os alunos com deficiência ainda devem ter dis­poníveis os mesmos benefícios que os demais, tais como materiais escolares, transporte, merenda e bolsas de estudos.
processo de inclusão somente se efetivará na nossa sociedade a partir de um movimento que contemple a educação associada às políticas públicas, ou seja, faz-se urgente o investimento em formação crítica e consciente para o respeito pleno dos Direitos Humanos.
Coordenadora da Comissão de Apoio e Acompanhamento a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAAENEE) – UniSEB Interativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário